MANIFESTO
Belo Horizonte é uma cidade que, apesar de ser vocacionada para a inovação, em termos de mobilidade urbana, não parece suprir as expectativas. O trânsito está cada dia mais estrangulado com a quantidade de carros nas ruas. A baixa qualidade do transporte público incentiva a fuga para os carros particulares que acabam sufocando as ruas e avenidas da cidade, além de poluir o ar com emissão de dióxido de carbono.
Enquanto isso, o mundo se organiza para ampliar o transporte público elétrico, alimentado por energia renovável, com o intuito de impedir 250 milhões de toneladas de emissões de carbono até 2030, além de melhorar a saúde das pessoas e reduzir o ruído e a poluição do ar em nossas cidades.
Além disso, em Belo Horizonte, nossas áreas de maior aglomeração não são pensadas e desenhadas para os pedestres e pessoas com mobilidade reduzida, como cadeirantes e deficientes visuais. Locomover-se aqui, com essa paisagem montanhosa, pode e deve ser algo mais prazeroso, sustentável e moderno.
PROPOSTAS:
- Contribuir para tornar BH uma Smartcity, em termos de mobilidade urbana, ou seja, mais eficiente em tecnologia, inovação e análise de dados por meio de aplicativos de Smartphones voltados para otimizar a utilização dos meios de transportes, fluxo de pessoas e mercadorias.
- Estudar e buscar viabilizar a eletrificação do transporte público, por meio da implementação dos transportes elétricos na cidade, tais como o VLT.
- Ampliar as ciclovias e bicicletários em todas as áreas da cidade para estimular o uso da bicicleta com segurança.
- Melhorar a qualidade do transporte público dos ônibus, por meio de fiscalizações mais eficazes e estudos de viabilidade que atualizem as rotas das frotas conforme a real demanda dos usuários.
- Melhorar as calçadas e adequá-las às demandas dos pedestres, especialmente aqueles com necessidades especiais. Além disso, realizar estudos e viabilizar a criação de quarteirões fechados em algumas áreas estratégicas da cidade para estimular o uso das ruas por pedestres.
- Retomar os estudos de viabilidade de reforma e ampliação do metrô na cidade, iniciando pela proposta de retirada da linha férrea de carga do centro de BH.
- Criação de aplicativos públicos de segurança, voltados especialmente para mulheres, que apontem as rotas mais seguras, permita compartilhar o trajeto com familiares e amigos, além de ter tecla de acionamento em caso de perigo e contate a viatura mais próxima da usuária.